Protagonismo dos alunos 3
Mais atividades da Escola Cinco de Maio...
Em Língua Portuguesa, foi desenvolvido um trabalho baseado nos provérbios africanos, que sugerem a questão do CUIDADO.
Os alunos relacionaram o provérbio com situações do cotidiano e escreveram uma história baseada no provérbio. Por último dramatizaram a história por eles escrita. A partir da dramatização ocorreu o momento característico da Comunidade Investigativa: diálogo crítico reflexivo.
Em Língua Portuguesa, foi desenvolvido um trabalho baseado nos provérbios africanos, que sugerem a questão do CUIDADO.
Os alunos relacionaram o provérbio com situações do cotidiano e escreveram uma história baseada no provérbio. Por último dramatizaram a história por eles escrita. A partir da dramatização ocorreu o momento característico da Comunidade Investigativa: diálogo crítico reflexivo.
Na disciplina de Geografia algumas turmas realizaram pesquisas comparando as semelhanças e diferenças entre o continente africano e a realidade brasileira. Nesse trabalho foi possível focar a questão do ambiente e seus problemas e a importância do cuidado com o mesmo.
Em História as reflexões ocorreram a partir de pesquisas sobre Apartheid; como Nelson Mandela contribuiu para resolver o problema do racismo; qual a relação entre racismo e escravidão... e se é possível se libertar das amarras do preconceito?
Na disciplina de Ciências os alunos pesquisaram sobre “Quais são as semelhanças de qualidade de vida entre brasileiros e africanos?”. Neste trabalho foi possível destacar os problemas referentes ao saneamento básico e a drogadição. Situações essas que comprometem a qualidade de vida e que “escravizam” pessoas numa situação de vida a margem dos benefícios que são para poucos. Como é possível se libertar desta situação?
Na Religião foi abordado a importância da religiosidade como cuidado para o equilíbrio espiritual. Os alunos pesquisaram sobre as diferentes manifestações religiosas e, posteriormente, refletiram sobre o respeito a essas diferentes manifestações.
Comentários