VIII OLIFRS - OLIMPÍADA DE FILOSOFIA DO RIO GRANDE DO SUL
VIII OLIFRS - OLIMPÍADA DE FILOSOFIA DO
RIO GRANDE DO SUL
O cuidado com o outro: que
diferença isso faz para nossas existências?
A Olimpíada de Filosofia do RS consiste
na realização de atividades didáticas de caráter filosófico, a partir de um tema geral, definido a cada ano, e destina-se a professores e estudantes do
Ensino Médio e do Fundamental II, preferencialmente. A Olimpíada de
Filosofia é cooperativa e colaborativa, não competitiva.
Tais
atividades didáticas, inicialmente desenvolvidas
nas escolas durante o ano letivo,
são coordenadas, livre e criativamente, a partir do tema e dos subtemas da
Olimpíada, pelos educadores inscritos, seja em turmas regulares, seja na
modalidade de projetos ou, ainda, de forma interdisciplinar.
Tais ações
pedagógicas nas escolas, denominadas atividades
pré-olímpicas, são preparatórias para a realização da Olimpíada de Filosofia, a qual consiste em um evento único no qual
os participantes poderão interagir e aprender juntos a partir de atividades de cooperação investigativa.
Além das
instituições organizadoras de cada edição, a UFRGS (Universidade Federal do Rio
Grande do Sul, através de sua Faculdade de Educação), a UCS (Universidade de
Caxias do Sul, através de seu departamento de Filosofia), a A.L.F. (Associação
de Licenciados em Filosofia) oferecem apoio pedagógico aos professores e
escolas participantes, bem como certificação aos estudantes e professores que
participarem do evento. As inscrições são gratuitas. Solicita-se aos
professores que acompanhem os seus estudantes durante todo o período das
atividades da Olimpíada de Filosofia.
As atividades da Olimpíada de Filosofia consistem em:
a) Atividades
de integração entre os estudantes e professores;
b) Reflexão
sobre o tema e subtemas em oficinas e palestras;
c) Diálogo em grupos, em forma de Comunidade de
Investigação, relacionado ao tema e subtemas da Olimpíada, com base nos
trabalhos apresentados e nas atividades desenvolvidas durante o ano letivo nas
escolas;
d) Apresentação dos trabalhos selecionados nas
escolas;
e) Participação dos professores das escolas
participantes nas atividades, de forma a potencializar a formação pedagógica;
f) Produção de textos e/ou de outros
meios de expressão pelos estudantes.
TEMA DA OLIMPÍADA DE FILOSOFIA DO RIO GRANDE DO SUL PARA 2015
O cuidado com o outro: que diferença isso
faz para nossas existências?
SUBTEMAS
Amizade, Amor, Solidariedade, Alteridade, Sentido, Convivência,
Cidadania, Justiça, Sociedade, Paz, Autonomia, Liberdade, Fraternidade, Direitos
Humanos, Racionalidade, Linguagem, Aprendizagem, Cuidado e demais subtemas a
serem acrescentados pelos participantes.
CRONOGRAMA 2015
27 de junho:
Atividades Pré-Olimpíadas, IFRS Bento
Gonçalves/RS (Organização: Prof. Onorato Fagherazzi)
18 de setembro:
Atividades
Pré-Olímpicas, UCS, Caxias do Sul, das 8h às 12h (Organização: Prof. Vanderlei
Carbonara)
29 de agosto:
Atividades Pré-Olimpíadas, PUCRS, Porto Alegre
(Organização: G.A.F. – Grupo Autônomo de Filosofia)
02 e 03 de outubro:
VII Olimpíada
de Filosofia do Rio Grande do Sul
Colégio
Sagrado Coração de Jesus, Bento Gonçalves/RS
OBJETIVOS
a)
Subsidiar uma efetiva contribuição da filosofia
à formação dos professores e dos estudantes de escolas públicas e particulares;
b)
Promover a integração e o intercâmbio entre as
escolas, os estudantes e os professores participantes, bem como entre a escola,
a universidade e entidades apoiadoras. Promover a integração e o intercâmbio
entre as escolas participantes;
c)
Fomentar o espírito crítico e dialógico entre os
estudantes e professores;
d)
Desenvolver nos jovens cidadãos o aprimoramento
das habilidades de ler e escrever textos filosóficos, bem como de realizar
diálogo filosófico em solidariedade investigativa;
e)
Interpretar reflexivamente textos e atividades
de distintas expressões e modalidades;
f)
Vivenciar o questionamento, a investigação de
conceitos e a criação de novas possibilidades de pensar através da prática
coletiva de fazer filosofia;
g)
Construir um espaço favorável para o
desenvolvimento de uma postura filosofante, individual e coletivamente;
h)
Promover relações educativas entre a filosofia e
outras áreas do conhecimento;
CARÁTER
As Olimpíadas
de Filosofia nasceram da convicção de que as questões filosóficas aparecem na
vida de todas as pessoas e em todas as idades. Assim, elas precisam de um
cuidado e um estímulo especial para não serem erradicadas violentamente do
nosso cotidiano ou tratadas superficialmente. Com um espírito de acolhimento
das diferenças, as Olimpíadas pretendem convocar alunos para um exercício de
investigação solidária, num clima que pretende ser não de competição, mas de cooperação
e de estímulo para o pensamento. A
ideia é de que a partir da proposta, processos filosóficos criativos sejam
construídos através da interlocução, interação e participação autônoma dos participantes.
METODOLOGIA
De
forma concisa, se pode dizer que o projeto Olimpíada de Filosofia convida
estudantes e professores para um exercício
de investigação solidária e de
estímulo ao pensamento crítico e alternativo, em um contexto de incentivo à
colaboração investigativa, com base nos trabalhos
de problematização, conceitualização e
argumentação.
Assim,
as atividades a serem realizadas nas
escolas poderão se orientar por princípios e procedimentos metodológicos
diversos, respeitando a filosofia educacional de cada instituição de ensino.
Porém,
como contribuição metodológica para a realização das atividades, sugere-se:
a) A construção
de processos pedagógicos reflexivos,
interdisciplinares e criativos, compartilhados através da interlocução e
interação dos participantes;
b)
O estímulo ao protagonismo
dos estudantes;
c) A
construção da problematização,
superando a mera exposição de conteúdos e propiciando estímulo ao pensar livre
e criativo;
d)
O incentivo a aprender
a aprender, e a aprender a partir da
diferença;
e)
A conexão entre o aprender consigo mesmo e o
aprender com o coletivo;
f) O diálogo, fundado na escuta atenciosa do outro, no
respeito às posições apresentadas, no oferecer
e dar razões às ideias em debate, assim como no incentivo à horizontalidade
do aprender, no qual os estudantes são convidados a também aprender com os
outros estudantes. Nesse sentido, sugere-se, ainda, a realização de atividades
em forma de Comunidade de Investigação (Lipman), dentre outras modalidades de
investigação dialógica;
g)
O incentivo à criação
linguística,
h) O
apoio às iniciativas interdisciplinares
para o tratamento dos problemas filosóficos relacionados com o tema da
Olimpíada;
i)
A criação de atividades
vivenciais;
j)
O incentivo à formas
diversas de expressão;
k)
A criação e
a liberdade docente.
OBJETIVOS EDUCACIONAIS
a) Promoção
da autonomia, responsabilidade e solidariedade;
b) Incentivo
ao desenvolvimento de espírito crítico e
dialógico entre os estudantes;
c) Reconhecimento
das diferenças que nos tornam
efetivamente humanos;
d) Contribuição
à construção de sentido às vidas dos
participantes;
e) Vivência
da investigação de ideias;
f) Criação
de novas possibilidades de pensar através da prática coletiva do filosofar;
g) Conectar
a filosofia a outros saberes e áreas do conhecimento;
h) Promoção
da integração entre estudantes, professores e instituições de ensino.
i) Formação
docente em ensino-aprendizagem de filosofia.
INFORMAÇÕES:
Comitê Acadêmico
Prof.
Sérgio Sardi – PUCRS
Prof.
Vanderlei Carbonara - UCS
Prof.
André Pares – A.L.F. – Associação dos Licenciados em Filosofia
Prof.
Osmar Schneider – Col. Rosário
Prof.
Pricila Toscan – Escola Estadual Divino Mestre
Prof.
Andréia Meinerz – IFRS, Osório/RS
Comitê Organizador
Prof. Altermir Schwarz, Coordenador – Col. Sagrado Coração de Jesus
Prof. Onorato Fagherazzi – IFRS, Bento Gonçalves/RS
Prof. Sérgio Sardi – PUCRS
Prof. Vanderlei Carbonara – UCS
Prof. André Pares – A.L.F. – Associação dos Licenciados em Filosofia
Prof. Valentinne Serpa – G.A.F. – Grupo Autônomo de Filosofia
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