Oficinas que serão oferecidas na Olimpíada de Filosofia

Prezados estudantes e professores que participarão da Olimpíada de Filosofia, vejam abaixo as oficinas que serão oferecidas ao longo da nossa programação.
Agende-se para participar! Clique aqui e veja a orientação detalhada para inscrever sua escola.




Título: Caça à felicidade

Oficineiros: Alexia Assoni, Aline Suzin Machado, Angela Sbersi ,Débora Toledo Inda, Laura Deves Alves, Gabriel Maximiliano Karolczak Sosa.

Ementa: A felicidade parece brincar com nossos sentimentos. Se faz notar na sociedade constantemente, seja nas peças publicitárias que pretendem nos vender uma ideia de satisfação ao adquirirmos qualquer produto ou serviço, seja nas redes sociais onde o que vale mais é a aparência de boa fortuna. Nossa atividade tem como proposta seguir no encalço deste sentimento, oferecendo aos participantes um ambiente lúdico e reflexivo. Para tanto, nos unimos num esforço interdisciplinar para caçar a felicidade no pensamento filosófico, em diversos períodos históricos e no nosso próprio corpo.



Título: Felicidade na Era Digital

Oficineiros: Lucas Gelati e Marlon Ditadi Gonçalves

Ementa: Nestes últimos anos, o ser humano está cada vez mais conectado com a tecnologia. Celulares, Computadores e diversos equipamentos eletrônicos entraram em nossas vidas, e hoje parecem tão essenciais quanto o ar que respiramos. Ficar longe de nossos celulares chega a nos deixar tristes. Como, então, a era digital afeta nossa concepção de felicidade? Será que estamos confundindo reconhecimento com felicidade?



Título: A felicidade é uma explosão

Oficineiros: Mateus Maciel e Mateus Lawrenz

Ementa: São mais de 2500 anos de pensamento filosófico, e ainda hoje temos que pensar o que realmente é ser feliz. Onde afinal habita a felicidade? Nas boas ações dos homens? Será ela um presente divino? Está na nossa satisfação plena ou na abdicação de nossos desejos? Será ela egocêntrica? Ou ainda, podemos encontrá-la junto ao pessimismo da vida? Muitas dúvidas que merecem ser investigadas e repensadas, afinal, quem não quer ser feliz?


Título: Amor Fati: você pode amar e ser feliz com o seu destino?

Oficineiros: Caroline Franchesca Silva de Lima e Vânia Ermelinda Graciano

Ementa: Eventualmente, nem sempre as coisas ocorrem como imaginamos. Contudo, ainda que possamos desejar algo, o destino sempre estará a nossa espreita. Sendo assim, se há um destino, é possível fazer escolhas? E caso independe de nós, podemos alcançar a felicidade?


Título da Oficina: O que é que eu vou fazer com essa tal de felicidade?

Oficineiros: Mayara de Oliveira e Patric Peres de Oliveira 

Ementa: Essa tal de felicidade é uma coisa muito legal, pena que ninguém sabe o que é, ou sabem? Nesta oficina, convidamos a olhar as diversas interpretações sobre o que é a felicidade. Um problema que muitas respostas já apareceram, algumas similares ou e outras bem longe disso. Todo esse trabalho para que possamos refletir sobre o que é a tal de felicidade e ao fim sermos tão felizes quanto antes, ou não... 



Título: Diga-me com quem andas e eu te direi de quem sinto ciúmes

Oficineiros: Lucas Sartor Fachinelli 

Ementa: O foco desta oficina é a discussão sobre a relação que o ciúmes tem com o amor verdadeiro, iniciando-se na pergunta: é necessário para que exista a presença do ciúmes? A condução desta atividade se dará através da contação de mitos, discussões e conversas, breves exposições e uma reflexão final sobre a pergunta. 


Título: O prazer como caminho para a felicidade

Oficineiros: Deborah Elisabth da Cunha, Jéssica Machado Boeira e Maria Zilda de Oliveira Valim

Ementa: Para o Epicuro, a felicidade é atingida por meio de prazeres moderados. O que são prazeres moderados e como podem influenciar no percurso rumo à felicidade? Em quais perspectivas podemos pensar a felicidade com vistas aos diversos prazeres que temos? Buscando fundamentos e reflexões em Epicuro, filósofo antigo, procuraremos refletir e pensar, a partir de um ponto de vista filosófico, a realidade que em que vivemos hoje.


Título: Felicidade dá Trabalho!

Oficineiros: Ailson Chaves, Gabriel Andreghetti, Angélica Ferreira Lemos e Francine E

Ementa: A felicidade é aquilo que sentimos quando não estamos trabalhando? Para ser feliz precisamos fazer tudo que queremos quando queremos? A vida por vezes nos deixa de frente de coisas das quais não podemos fugir. Trabalhar é uma delas, mas será que podemos encontrar felicidade no trabalho. A autorrealização é importante nesse processo chamado vida? Nessa oficina vamos tentar responder algumas dessas perguntas e tentar descobrir qual sentido que demãos a vida frente a felicidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olimpíada de Filosofia do RS - Edição 2019 - Etapa Regional de Caxias do Sul

Materiais de apoio à VIII Olimpíada de Filosofia do RS